1. Agressão a estudante alemão
Em 2008 um estudante alemão, Adrian Grunert de 23 anos, foi apanhado pela polícia pendurado no exterior de um eléctrico. Foi levado para a esquadra onde foi agredido a murro e pontapé assim como completamente despido para ser revistado.
Os dois polícias envolvidos, Osvaldo Magalhães e Rui Neto, foram condenados em 2011 a 4 anos de prisão efectiva por ofensa à integridade física qualificada, coação grave e abuso de poder, tendo as penas sido confirmadas em 2013.
Em 2015, através do Aviso 8216/2015, de 28 de Julho do Ministério da Administração Interna publicado em Diário da República, foi foi aplicada a pena de demissão da PSP de Osvaldo Magalhães.
2. Artigos
Estudante alemão diz ter sido espancado pela PSP
- Data: 2008.07.29
- Fonte: DN
- Autor: Redacção
Justiça. Um estudante alemão de 23 anos conta ao DN que foi agredido e obrigado a despir-se na sexta-feira por três polícias dentro da esquadra das Mercês, em Lisboa. A PSP nega quaisquer agressões e conta uma versão oposta. O advogado do jovem vai apresentar queixa ao Ministério Público Polícia nega qualquer acto de agressão ao aluno Adrian veio da Alemanha para estudar e cedo gostou de Lisboa. Da cidade e mesmo de alguns hábitos mais rebeldes como andar à boleia num eléctrico. Na sexta-feira, porém, o acto de ousadia terá acabado mal.
Dois agentes da PSP condenados a pena de prisão efectiva
- Data: 2011.07.13
- Fonte: DN
- Autor: Dn.Pt
Jovem de 23 anos foi espancado e humilhado numa esquadra de Lisboa em Julho de 2008. Em notícia avançada pela edição de hoje do jornal "Público" , dois agentes da PSP foram ontem condenados a uma pena considerada rara em Portugal: quatro anos e três meses de prisão efectiva, num caso, e quatro anos, noutro. Em Julho de 2008, agrediram um estudante alemão do interior da esquadra das Mercês, no Bairro Alto, com murros e pontapés. Os juízes da 5.
DIAP investiga espancamentos em esquadra da PSP
- Data: 2011.07.14
- Fonte: publico
- Autor: José Bento Amaro
Os dois agentes da PSP que esta semana foram condenados a quatro anos de prisão efectiva por, em 2008, terem agredido um estudante alemão, na esquadra das Mercês, no Bairro Alto, em Lisboa, também foram sujeitos a identificação num outro processo de ofensas corporais graves supostamente cometidas no mesmo local. As queixas de agressões alegadamente praticadas naquela esquadra são frequentes. No Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) correm, actualmente, pelo menos mais três inquéritos contra efectivos daquele posto policial. "Estava numa rua a beber, com um amigo.
Esquadra em Lisboa ficou sem polícias depois de 35 meterem 'baixa'
- Data: 2011.07.15
- Fonte: JN
- Autor: Redacção
A esquadra da PSP das Mercês, em Lisboa, ficou quinta-feira sem efectivos, depois de 35 agentes terem metido baixa médica, obrigando ao recurso a outros polícias, uma situação que vai durar mais alguns dias, admitiu fonte da Direcção-Nacional. Na esquadra das Mercês trabalham 68 agentes, incluindo o comandante, e a falta de efectivos resulta de situações já existentes de férias ou doença, agravadas agora com as baixas médicas.
- Data: 2011.07.15
- Fonte: correiomanha
- Autor: Helder Almeida
Apenas quatro agentes da PSP colocados na esquadra do Bairro Alto, em Lisboa, devem permanecer hoje com baixa médica devido a doença, apurou o CM. Estava ontem previsto que os restantes 31 que tinham metido baixa, em protesto devido à condenação de dois colegas da mesma esquadra, já entrassem ao serviço normalmente. "É uma atitude sensata e responsável. Estes polícias já mostraram a sua solidariedade para com os colegas. Há que deixar o processo correr", disse ao CM o presidente do Sindicato Unificado de Polícia (SUP), Peixoto Rodrigues.
Pedida averiguação a médico que passou 24 baixas a agentes da PSP
- Data: 2011.07.23
- Fonte: publico
- Autor: José Bento Amaro
A Ordem dos Médicos (OM) foi contactada pela direcção nacional da PSP para averiguar o procedimento de um médico que, no dia 14, terá sido responsável pela declaração de baixa médica a 24 elementos da Esquadra das Mercês, em Lisboa. Estes polícias, num total de 34, declararam-se afectados psicologicamente depois de um tribunal ter condenado dois dos seus colegas a penas de prisão efectivas por terem agredido um turista alemão.
Relação decide prender dois polícias por torturarem estudante alemão
- Data: 2013.03.23
- Fonte: JN
- Autor: Carlos Varela
Dois agentes da PSP vão ter que cumprir quatro anos de cadeia cada um, na sequência da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, num caso de violência gratuita e humilhação numa (...)
Polícias que agrediram estudante alemão na cadeia para cumprirem pena de quatro anos
- Data: 2013.04.05
- Fonte: Público
- Autor: Ana Henriques
Agentes de esquadra no Bairro Alto deram entrada na prisão esta sexta-feira, para cumprir a pena mais alta alguma vez aplicada em casos de violência policial. Os dois polícias da esquadra das Mercês, no Bairro Alto, em Lisboa, que foram condenados a quatro anos de cadeia por terem agredido um estudante alemão deram entrada na prisão esta sexta-feira. “Como não se apresentaram no estabelecimento prisional, a polícia foi buscá-los a casa, onde se encontravam de baixa psicológica”, confirmou o dirigente sindical Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia.
3. Ficheiros em anexo a esta análise
- 2013-03-24-Público-Dois polícias podem ir para a cadeia por agressões a alemão.pdf (2013-03-24 19:12:36, 114.3 KB)
- 2013-03-27-Público-Tribunal quer que polícias que agrediram estudante cumpram pena já.pdf (2013-04-03 14:22:43, 109.8 KB)
4. Comentários
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.