Anulação de inscrições de desempregados coincidiu com períodos eleitorais
- Fonte
- Público
- Autor
- João Ramos de Almeida
- Data
- 2009.11.02
- Link
Anulação de inscrições de desempregados coincidiu com períodos eleitorais
A direcção do IEFP recusa dar números. Mas cálculos do PÚBLICO mostram correlações em três eleições
Nos meses anteriores a três eleições legislativas, os centros de emprego anularam inscrições de desempregados a um ritmo semelhante ao da entrada de novos desempregados. O resultado foi a contenção da subida do desemprego registado. Os responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) negam qualquer manipulação.
A questão ilustra-se bem. Só em Setembro passado, verificou-se uma inscrição recorde de 72,6 mil novos desempregados, mas o desemprego registado subiu menos de 9 mil pessoas (de 501,6 mil para 510,4 mil pessoas). O que se passou nesse mês com dezenas de milhares de pessoas?
Notas:
- Em Setembro a CGTP referiu a suspeita dos números do desemprego serem manipulados:
- O artigo do Público fala de 'correlação', que é um termo técnico usado em estatística, mas infelizmente e como é hábito, não mostra os números respectivos (ao menos na versão on-line do jornal). Assim seria interessante obter os números de entradas e saídas nas inscrições dos centros de emprego para cada mês.
Devido à evidente falta de qualidade dos comentários e devido ao SPAM que vamos recebendo, removemos os comentários desta página. Se tiver informações relevantes sobre os assuntos aqui discutidos, entre em contacto connosco para webmaster@tretas.org.